Nelson Vieira

Nelson Vieira

O mundo da moda já há muito que conhece Nelson Vieira. O Porto, esse então, conhece-o melhor do que ninguém, é a sua casa e palco exímio de criação.

Encontrámo-nos na Rua António Cândido, na morada daquele que é o seu mais recente projecto… Box 32.

Um espaço de referência, conceptual que divide com mais 3 sócios e que, naturalmente, funciona como uma extensão da personalidade de cada um, uma fusão interessantíssima da qual falaremos mais à frente.

Voltemos a Nelson. Estava de cabelo solto, longo, onde sobressaíam nuances douradas que contrastavam com uma densa e farta barba escura. Cool e edgy, atitude descomprometida, com um toque soturno careless e uma quase imperceptível e inexplicável fragilidade. Talvez relacionada com a estrutura slim.

Uma delicadeza fora do comum, isso sim, é de referir e frisar.

Nelson Vieira, quem é? Fashion Stylist, Director Criativo, fotógrafo nas horas livres e um apaixonado pela arte e pela moda.

 

Texto: Margarida Marinho

Fotografia: Dulce Daniel

Ler Intro

14

Passo a passo

Já aqui, por diversas vezes, falámos sobre o poder das influências da infância. A mãe, o pai, os avós e como as memórias mais triviais condicionam e alimentam o futuro … neste caso, em particular, falamos de uma tia. Em pequeno, costumava ir para a confecção onde a sua tia trabalhava, aventurar-se a construir peças, a fazer patchwork de tecidos. Sente que hoje essa experiência acabou por se tornar decisiva na escolha da sua formação-base: Design de moda.

Acabou o curso e entendeu que não era por ali. Gostava de moda, mas não necessariamente de desenhar e desenvolver roupa. Foi trabalhar com o tio como controlador de qualidade, teria aqui os seus 21 anos. Esteve lá, sensivelmente, 2 anos até que decidiu experimentar outras valências que lhe permitissem trabalhar facetas mais criativas desta área tão completa e complexa, numa procura constante de conhecimento que lhe permitisse encontrar aquilo que gostaria de fazer.

O passo seguinte deu-se em direcção à fotografia. Falámos há bem mais de uma década, numa altura em que a fotografia não teria, ainda, a mesma atenção e massificação dos dias de hoje; numa altura em que ainda pertencia a um nicho de artistas e pessoas entendidas. Mas Nelson, sempre gostou e, por isso, decidiu experimentar para ver se estaria, ou não, aqui o seu reduto profissional.

Já no final do curso, na disciplina de fotografia de moda, descobriu aquela que viria a ser a sua área de excelência. Foi aqui que, também por influência de um professor, teve uma epifania ao descobrir a existência e a necessidade de uma direcção criativa de fotos e de styling para acompanhar cada shooting e produção de moda … aí sim, tudo passou a fazer outro sentido.

Seguiu-se uma temporada em Londres onde foi à procura de novas experiências. Um ano depois voltou, impunha-se conhecer a fundo os meandros da área e criar uma identidade, desenvolver uma noção do negócio que lhe desse as ferramentas essenciais para se afirmar e crescer. Sentia que precisava de complementar a sua formação em Design de moda e fotografia com as de Maquilhagem e, ainda, de Fashion Marketing.

Essas ferramentas ajudaram a desbravar o caminho que percorre até hoje. Tudo pressupôs muita dedicação; podemos dizer que a proactividade e visão foram as palavras-chave. Juntou-se a uma colega de curso e os dois formaram uma dupla jovem, mas poderosa. A Ângela fotografava, o Nelson ficava responsável por criar o conceito, pelo styling, make up & hair.

Alguns anos volvidos, trabalha agora com um leque de clientes bastante vasto, onde faz a direcção criativa de lookbooks e campanhas, desenvolvimento das colecções, styling e já viu o seu trabalho em publicações de prestígio como Vogue Italia Jewellery, Elle Finland, Vice, Men’s Health, entre muitas outras. Nesta roda-viva biográfica, apostou ainda em parcerias e desenvolveu uma colecção de calçado e outra de jóias.

Sente-se realizado, sim, acorda todos os dias com vontade de trabalhar e motivado; não obstante, vai alimentando outras vontades e desejos em paralelo.

Ler Capítulo 1

24

Fearless

Nelson pertence ao tão actual e simpático grupo dos “constantemente insatisfeitos”, acreditando piamente que esta é uma característica boa e positiva daqueles cuja ambição (não a desmedida e implacável) move e os puxa ao ponto de se tornarem melhores e mais capazes. É deste fervilhar constante que nascem as mais belas, poderosas e promissoras ideias.

A Box 32, é mais uma ideia concretizada, real. Ainda no seio deste projecto, que já tem morada e porta aberta, surgem outras ideias e que, mais tarde ou mais cedo, passarão do papel ao mundo das concretizações.

Entrámos e as comparações com um normal escritório deixaram de fazer sentido. Ok, é um open space, sim, com mesas dispostas em U, mas tudo à volta era diferente. Um misto entre um estúdio de fotografia, com um showroom cool e uma galeria… faz sentido? A Box32 é um espaço de criação ao qual qualquer pessoa pode ter acesso, seja para ver os trabalhos expostos, para acompanhar um shooting que esteja a decorrer, para comprar um par de óculos de uma das marcas do momento… enfim, as portas estão abertas e cabe a cada um decidir o que guardar dar da sua visita.

Ler Capítulo 2

34

Life in a Pola

Mais um projecto que, na realidade, surgiu muito por acaso e motivado pela companhia constante da sua “Instax Fujifilm”.

Vai coleccionando fotos de amigos, de pessoas por quem nutre uma relação especial. Sessões que espelham o à vontade que se viveu no momento, uma proximidade e intimidade que as torna ainda mais sedutoras e “desconcertantemente” mais bonitas. O que são as polaroids senão o reflexo imediato, sem artifícios, de um momento cuja beleza queremos imortalizar no tempo?

O olhar com que explora a nudez transmite a sua relação descomplexada com o corpo e a sua visão poética sobre um tema que ainda hoje continua a provocar controvérsia.

 

Ler Capítulo 3

44

Polaroids

© 2017 L Manifesto

Este é o nosso Manifesto!

Um livre-trânsito para os behind-the-scene, os closets, as casas e espaços intimistas afastados dos olhares e do escrutínio do público.

ou

Ao submeter o meu email aceito receber notícias e informações sobre L’ Manifesto concordando com a Política de Privacidade.

Fechar